sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Alunos que fazem dever de casa têm melhor desempenho escolar

Os alunos que têm lição de casa têm desempenho escolar superior, segundo um estudo conduzido no Departamento de Economia da PUC-RJ por Claudio Ferraz e Maurício Fernandes.


A conclusão surgiu a partir da análise das notas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2007 e 2009 e das respostas dos questionários aplicados junto com o exame. Os questionários foram úteis para os pesquisadores identificar quais alunos recebiam com frequência lição de casa e quais não tinham esse tipo de atividade. Aqueles que foram estimulados a estudar em casa atingiram média de ganho 10% maior em matemática e 14% maior em língua portuguesa do que os demais.


O fato de os alunos terem de refletir sobre o que aprenderam fora da escola ajuda-os a fixar o conteúdo, na opinião dos autores do levantamento. Apesar dos resultados positivos, a parcela de alunos da rede pública paulista que tem lição de casa rotineiramente é bastante pequena. Apenas 14% dos professores de matemática e 5% dos de língua portuguesa têm esse hábito, segundo as respostas dos questionários. 

Fonte: Revista Educação - 03/11/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário