quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Processo de reassentamento dos moradores de Piquiá de Baixo é discutido em reuniões

A assessoria técnica responsável pelo projeto urbanístico e habitacional encontrará a população e as instituições locais e estaduais. 
Este final de semana será marcante e decisivo para os moradores do povoado Piquiá de Baixo, em Açailândia (MA). Dos dias dois a cinco de novembro a Associação de Moradores do bairro vai se reunir com vários órgãos para tratar sobre o processo de reassentamento das famílias que há décadas sofrem as consequências da poluição emitida por cinco siderúrgicas instaladas a poucos metros das habitações. 

A assessoria técnica selecionada para o projeto urbanístico e habitacional, Usina CTAH, de São Paulo, vai dialogar, durante quatro dias com a população de Piquiá de Baixo e com as instituições locais e estaduais. Está prevista uma sequencia de reuniões, iniciando na sexta-feira e tendo a presença do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhic), Prefeitura Municipal de Açailândia, Rede Justiça nos Trilhos (JNT), Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos ‘Carmen Bascarán’ (CDVDH-CB) e Paróquia São João Batista.

O objetivo das reuniões é discutir sobre o processo de reassentamento dos moradores de Piquiá de Baixo, bem como construir com todas as famílias critérios e procedimentos definidos coletivamente para a definição do projeto urbanístico e habitacional. 

No povoado Piquiá de Baixo moram 380 famílias em contato diário com um nível de poluição alto que compromete a qualidade de vida e que já foi responsável por mortes e inúmeras doenças. Em março desse ano foi confirmada a legalidade da desapropriação de um terreno para o reassentamento das famílias. Agora essas reuniões vão dar continuidade as atividades, para que seja finalmente garantida aos moradores de Piquiá de Baixo segurança habitacional, saúde e dignidade de vida. 

Rede Justiça nos Trilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário