domingo, 22 de maio de 2011

CAMINHADA ENCERROU “SEMANA MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES” DE AÇAILÂNDIA/2011



Uma caminhada, que reuniu cerca de mil e quinhentas pessoas, entre estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular; Crianças e Adolescentes de projetos e entidades como o CIFEC/Centro de Integração Família-Escola-Comunidade, ADESPA/Associação Desportiva de Açailândia, AFEECA/ Assentamento California; pais/responsáveis, professores/as, dirigentes, instrutores/as, encerrou a programação da “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Açailândia”, em sua versão 2011, no finalzinho da tarde da sexta-feira, 20/05, na Praça do Pioneiro.

A caminhada teve como roteiro a Praça do Mercado, Rua Marly Sarney, Avenida Tácito Caldas, Rua Duque de Caxias, Rua São Luís, Rua Bonaire, Rua São Paulo e Praça do Pioneiro, com um momento cultural, apresentações artísticas de escolas e projetos.

A caminhada de encerramento mais uma vez chamou a atenção da população, e pot todo o seu trajeto, colheu manifestações de apoio e solidariedade, de comerciários/as, comerciantes, mototaxistas e taxistas, feirantes, transeuntes, ambulantes.

A “Semana de Enfrentamento” iniciou com uma solenidade na Câmara de vereadores, na manhã da segunda-feira, 16/05 , com homenagens a adolescente MARIA MARTA, mártir e símbolo de vítima da violência sexual, e Mario do Carmo“CARMEN”Cipriano Marchesini , símbolo da comunidade defensora dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, e uma Audiência Pública, com explicações do Conselho Tutelar, da assistência social municipal através do CREAS/Centro de Referência Especializada de Assistência Social, e da Polícia Militar.

E ao longo da semana, foram realizadas atividades de pedágios, com adesivagens e panfletagens, no centro da cidade; Vila Ildemar, Pequiá e Posto da Polícia Rodoviária Federal, no Parque Novo Horizonte; caminhadas no Pequiá e na Vila Ildemar.

Escolas, como a Escola Municipal Antonio Oliveira Campos, do Plano da Serra, durante toda a semana trataram do tema “violência sexual” com seus/suas estudantes, pais/responsáveis, professores/as e servidores/as.

O Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, através do CREAS., realizou também uma atividade educativa com trabalhadores da Odebrecht.

Na caminhada, os momentos marcantes foram os que lembraram a memória da adolescente MARIA MARTA, assassinada brutalmente em 2004. A exemplo da menina Aracelli Cabrera Crespo, que é lembrada nacionalmente nos eventos em torno do Dia 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, MARIA MARTA a partir deste 2011, passa a ser símbolo municipal açailandense.




Eduardo Hirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário