terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Região abriga presépio mais tradicional do país

Montado há 78 anos, o presépio significa renovação para idealizadores
Sem presépio não existe Natal. Foi com essa convicção e a devoção de manter um costume que dura 78 anos que o marceneiro Geraldo de Oliveira e seus familiares da cidade mineira de Patrocínio conquistaram para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba o reconhecimento do Livro dos Recordes Brasileiros (RankBrasil) pelo presépio mais tradicional do país.

Montado pela primeira vez em 1932 pelo pai de Geraldo de Oliveira, o também marceneiro Francisco de Oliveira (Chico Pacheco), o presépio ainda encanta os moradores da cidade e visitantes de outros municípios ano após ano. Chico Pacheco e sua mulher Alcídia de Oliveira começaram a tradição devido à devoção ao catolicismo. Mesmo após o falecimento do idealizador, em 1979, a família não deixou o costume morrer. “O presépio significa um ato de religião, é uma tradição que reúne a família”, disse Geraldo de Oliveira.

O presépio com cerca de 6 metros quadrados é feito sobre um suporte de madeira e constituído de serragem, cimento para
moldar as montanhas e grutas, pedras e plantas naturais, misturas de colas e tintas, brocal e purpurina. As imagens e casas são feitas de papelão, madeira e gesso. Há também um engenho movido por uma bomba d’água e estruturas iluminadas. A maioria das peças são as mesmas utilizadas há 78 anos. A família faz pequenas inovações e reformas a cada ano.

A montagem, realizada no início de dezembro, dura em média seis dias. As visitações acontecem do dia 10 de dezembro até 6 de janeiro, no mesmo local onde foi idealizado. Após o período, as peças são embaladas cuidadosamente em plástico e armazenadas em armários.

Desembrulhar e remontar a cada ano o presépio carrega para Geraldo de Oliveira o significado do espírito natalino – a renovação.
Presépio mais tradicional do Brasil
Localização: Rua Cesário Alvim, 1075/1085, no Centro de Patrocínio – MG.
Visitações: 10 de dezembro a 6 de janeiro – das 9h às 20h
Assista aqui a um vídeo sobre o presépio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário